segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DICAS DE SEGURANÇA

O apoio da população é de grande importância para que as Polícias possam trabalhar melhor, diminuindo a criminalidade e a violência em nossa cidade. Por seguindo algumas dicas básicas de segurança, você pode evitar muitos furtos, roubos e ameaças à sua segurança.
 
PREVINA-SE CONTRA ASSALTOS
l - NA RUA
- Evite caminhar sozinho em lugares desertos e sem iluminação.
- O assaltante prefere não ser visto e escolhe esses lugares para praticar o crime.
- Para prevenir estupros, não abuse de roupas que exponham demais o seu corpo, o estuprador observa todos esses detalhes e só espera uma oportunidade para agir. Lembre-se, trajes de banho devem ser usados exclusivamente em praias e piscinas.
- Procure não sair com jóias ou objetos que chamem a atenção do assaltante.
- Carregue sempre sua bolsa bem segura nas mãos e voltada para a frente.
- Ao retornar para sua residência, principalmente quando tarde da noite, de festas ou reuniões, observe se há alguma movimentação suspeita nas proximidades da porta, do portão ou de sua garagem.
Programe seus passeios ou atividades ao ar livre em horários de maior movimentação nas ruas.
2- NO CARRO
- Mantenha os vidros do carro sempre fechados quando sair à noite ou parar em algum sinal. Procure sempre viajar durante o dia e escolha as estradas mais seguras e iluminadas. Não converse dentro de automóveis em lugares escuros e desertos.
- Não estacione seu carro em lugares desertos.
- Procure colocar travas e segredos que dificultem o roubo de seu automóvel.
- Quando precisar deixar seu carro na oficina, escolha pessoas qualificadas e autorizadas que não possam depois usar seu carro para outros fins.
- Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, etc., dentro do carro.
- Não deixe objetos à mostra dentro do carro. Podem chamar a atenção do assaltante.
- Sempre que estacionar seu carro não esqueça de fechá-lo, mesmo que seja uma parada rápida.
- O assaltante se aproveita dos seus descuidos. As chaves sobressalentes devem ser guardadas em casa, nunca no interior do carro.
- Se for surpreendido por assaltantes, não reaja. Sua vida vale muito mais que todos os bens materiais.
 
3-NOS BANCOS OU CAIXAS ELETRÔNICOS
- Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou outra operação bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.
- Certifique-se de que não está sendo seguido ao entrar na agência. O assaltante observa se você vai depositar ou sacar dinheiro.
- Em caso de saque, procure estar sempre acompanhado. Coloque o dinheiro em vários bolsos. - Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.
MÉTODOS MAIS UTILIZADOS PELOS LADRÕES
 
1 - NO ROUBO DE CASA
- Para verificarem as residências onde os moradores estão ausentes, os ladrões acionam campainhas, fazem ligações telefônicas e percorrem ruas e quadras ao redor. Usam disfarce de prestadores de serviços e até mesmo de mendigos. Atuam geralmente nos dias úteis, em horário comercial, depois de constatarem a ausência dos moradores.
- Utilizam as crianças para levantar dados sobre a família. Ao saírem das residências, de posse dos objetos furtados/roubados, fazem uso de sacolas, mochilas, malas, caixas de papelão, enrolam os produtos em lençóis, cobertores e toalhas.
- Preferem furtar eletrodomésticos, armas, jóias, DVDs, notebooks, dinheiro, talonário de cheques, telefones celulares, etc. Usam terrenos baldios próximos das casas habitadas como ponto de observação.
2- NO ROUBO DE APARTAMENTOS
- Os ladrões constatam através de ligações telefônicas e interfones o horário em que o apartamento está sem ninguém.
- Costumam simular que são parentes dos moradores.
- Utilizam a garagem como área de fuga, por ser geralmente um local sem vigia. Agem em dias úteis, em horário comercial e de acordo com o momento oportuno. Utilizam empregadas domésticas como cúmplices, a fim de conhecer os hábitos e costumes dos proprietários e os valores que possuem. Aproveitam o descuido dos vigias, zeladores, faxineiros, porteiros, empregadas domésticas ou crianças, que deixam a porta, janela ou portão abertos. Em blocos residenciais escolhem aqueles que tem apenas um vigia.
DICAS GERAIS
Leve sempre com você seus dados pessoais para o caso de qualquer emergência. Tenha sempre em mãos o número do telefone da Polícia (190 e 3523-2196) e não tenha vergonha de pedir ajuda; você será bem atendido. De modo geral, os ladrões de residências atuam onde os sistemas de segurança são precários. Evite fazer preparativos de viagem na frente de pessoas estranhas.
3- EM AMBIENTES QUE OFEREÇAM PERIGO
- Se você vai a lugares que ofereçam algum perigo, vá em grupo. Ao sair de festas ou outros eventos dessa natureza, esteja sempre acompanhado. Lembre-se que quanto maior for o grupo, mais protegido você estará.
Nessas ocasiões não converse com estranhos, principalmente quando estiver sozinho, e não aceite convites. Não pare por muito tempo em lugares desertos para tirar fotos ou fazer filmagens. Evite ingerir bebidas alcoólicas quando estiver sozinho em um ambiente que você não conhece ou não está acostumado. Alguém pode estar lhe observando. Evite pegar carona com desconhecidos ou ingerir bebidas oferecidas por estranhos.
 
PREVINA-SE CONTRA ROUBOS E DANOS MATERIAIS
1-NA SUA RESIDÊNCIA
- Nunca deixe sua residência fechada por muito tempo. Deixe sempre alguma pessoa de olho nela. Ao sair verifique se todas as portas e janelas estão devidamente trancadas.
- Mantenha as luzes acesas ou algum aparelho de tv ou som quando precisar sair. Isso pode confundir o assaltante.
- Se contratar algum serviço (vigia, segurança, doméstica), procure verificar os antecedentes criminais nas delegacias. De qualquer forma é um estranho que você está contratando. Procure sempre manter contato com vizinhos, em caso de viagem ou saídas mais demoradas, se sua residência ficar sem ninguém, peça para eles avisarem a Polícia em casos suspeitos. Laços de amizade entre vizinhos podem se constituir em prevenção contra roubo de residência.
- Coloque grades, olho mágico ou pega-ladrão nas portas para reforçar a segurança, não esquecendo do porteiro eletrônico. Isto evita que você tenha de abrir a porta ou ir até o portão receber uma pessoa desconhecida.
- Não abra a porta para estranhos ou pessoas que queiram verificar seus dados através de pesquisa. Peça primeiro a identidade, certifique-se que a informação tem fundamento. Assaltantes e estelionatários usam deste artifício para conhecer seus hábitos e o que você possui. Oriente sua família quanto aos pedintes na porta ou informações que sejam solicitadas por telefone. Muitas vezes o assaltante obtém seus dados se passando por vendedor ou pesquisador. Nunca confie a chave de sua residência a quem você não conhece realmente. De preferência, só a forneça para alguém da família ou de total confiança.
- Não deixe por muito tempo seu telefone na secretária eletrônica. O assaltante pode achar que você nunca está em casa ou descobrir seus horários de chegada e saída. Um cão de guarda sempre ajuda na sua segurança. Procure se informar qual a melhor raça para guardar sua residência. Mantenha sempre bem guardados em cofres ou lugares seguros seus talões de cheques, dinheiro, cartões de crédito e jóias.
- Se for surpreendido com assaltantes na sua residência não reaja. Sua vida vale muito mais que todos os bens materiais.,
2- NO SEU CARRO
- Procure deixar seu carro em estacionamentos vigiados e de sua confiança. Quando estacionar na rua, deixe seu carro em local visível e bem iluminado.

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Hitamar
A magnitude de uma missão está na capacidade de ajudar as pessoas. Mais do que nunca hoje a humanidade precisa de ajuda. Em todos os desequilibrios há um grito velado de amor; há mãos se estendendo em busca de alguém; ha procura de afeto. Promover a comunhão entre as pessoas é o gesto mais nobre e urgente de que o mundo precisa. Parabéns pela ajuda que você está dando as pessoas através do seu Blog. Um forte abraço (Thompson Mota)

Unknown disse...

Caro Hitamar
A magnitude de uma missão está na capacidade de ajudar as pessoas. Mais do que nunca, hoje a humanidade está supkicando por ajuda. Em todos os desequilibrios há um grito velado de amor; ha mãos se estendendo em busca de alguém; ha procura de afeto. Promover a comunhão entre as pessoas é o gesto mais nobre e urgente de que o mundo precisa. Parabéns pela colaboração que você está dando a população, através do seu blog. Um forte abraço (Thompson Mota).

Hitamar Santos disse...

Muito obrigado companheiro, primeiro por tê-lo como leitor, segundo por emitir sua opinião.
Estamos fazendo o possível para ajudar todos no combate a criminalidade.
Hitamar Santos