quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ITAITUBA: UMA LEMBRANÇA DE INFÂNCIA



A fotografia acima, ainda no velho preto/branco, mostra uma imagem obrigatória de quem chegava em Itaituba na década de 70 e desembarcava no velho trapiche de madeira construído bem à sua frente.
Morei, nos anos de 76/77, na casa bem ao lado e posso contribuir com algumas informações do que aparece na relíquia fotográfica.
Esse prédio fica na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Travessa Justo Chermont, quase em frente ao antigo trapiche municipal (de madeira), visto que o trapiche ficava no início, ou final, como queiram, da Travessa Justo Chermont.
No outro lado da esquina ficava a casa do saudoso Teófilo Olegário Furtado.
Bem, se referindo ao prédio que aparece na foto, da sequerda para a direita, ali funcionavam os seguintes estabelecimentos: Sorveteria 'O globo no ar' (o melhor sorvete da cidade); Agência de venda de passagens da Vasp; e a Mercearia do senhor Antonio Rubem.
Na parte dos fundos do mesmo prédio, funcionava a 'Lanchonete do Seu Tote', do casal Antonio Gonzaga Barros e Nídia Cohen Barros (meus tios), e uma 'Barbearia'.
No prédio ao lado, onde só aparece uma parte na foto, funcionava a Agência da Transbrasiliana, e logo adiante a residência do casal 'Tote e Nídia Barros', onde morei por dois anos.
Na época estudava no Colégio Sant'Ana, que fucionava atrás da Igreja Nossa Senhora de Sant'Anna.
Saudade!
Foto: Blog do Amaral

Um comentário:

Unknown disse...

meu grande amor!!!
vc é uma pessoa especial...
acho que esse... é o motivo de eu nunca deixar de ama-lo.
saudades!ELZA.