quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESCRIVÃO DE POLÍCIA FOI MORTO POR DOIS ADOLESCENTES DURANTE ASSALTO

O crime ocorreu às 19:30 horas do dia 20, domingo, na travessa José Honório dos Santos esquina com a rua São Miguel, no bairro jurunas, em Belém/PA, quando o Escrivão da Polícia Civil Paulo Benedito de Castro Pereira, 52 anos, foi morto com dois tiros durante um assalto.
Segundo informações policiais, o policial foi até um telefone público, próximo de sua casa, quando foi abordado, de surpresa, por dois indivíduos, sendo que um deles estava portando um revólver de brinquedo e fez ameaças ao Escrivão e quando revistaram, encontraram sua arma. Um deles utilizou o próprio revólver do policial para matá-lo, desferindo dois tiros, um atingiu o braço e o outro acertou o coração da vítima.
Os criminosos fugiram com o revólver, a carteira porta-cédulas e os documentos do Escrivão.
O policial Paulo Benedito foi socorrido por um morador que passava pelo local, minutos depois do crime, e levado para o Pronto-Socorro do Guamá, mas infelizmente já chegou morto.
Uma pessoa me ligou na hora em que ocorreu o crime e afirmou que os dois já aguardavam pelo Escrivão. Eu acionei uma viatura e nós fomos ao local para investigar o caso’, contou o Investigador Monteiro, chefe de operações do Jurunas.
Logo depois do crime os Investigadores descobriram que os autores foram dois adolescentes, e ontem à tarde, um deles, de 13 anos de idade, foi apresentado pelos pais na DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente).
Com medo de que alguma coisa pudesse acontecer com o garoto, o pai dele veio conversar comigo pela manhã e afirmou que a família iria apresentá-lo. À tarde eles trouxeram o garoto’, disse o Delegado Roberto Pimentel, da DATA.
O outro adolescente já foi identificado e tem 15 anos de idade, mas ainda não foi localizado pela polícia.
Segundo informações prestadas pelo adolescente de 13 anos, o crime teria sido cometido com o revólver calibre 38, do próprio Escrivão, e o autor dos dois disparos na vítima foi o outro adolescente de 15 anos.
As informações obtidas pela polícia no local do crime são contrárias às dadas pelo adolescente de 13 anos. Alguns moradores que viram o crime, afirmam que o autor dos disparos foi ele mesmo, o adolescente de 13 anos, e não o comparsa de 15 anos.
Após o crime, os dois entregaram a arma roubada do policial para Arlon Gabriel Gouveia Martins, 19 anos, conhecido pelo apelido de ‘Foca’, que por sua vez, usou a mesma arma para matar um jovem de 20 anos, cerca de duas horas após a morte do Escrivão.
O Escrivão da Polícia Civil Paulo Benedito de Castro Pereira ia se aposentar este ano, ele já trabalhava há quase 40 anos na função, e atualmente estava lotado na Delegacia de Santa Bárbara.
A nora da vítima, Édna Gonçalves, demonstrou indignação com a morte de seu sogro. ‘Ele era mais que um sogro, era um pai para mim. Agora, depois dessa tragédia, quero saber como vamos ficar, cadê os direitos humanos? Se fosse um bandido baleado, a família estaria recebendo auxílio, mas, como se trata de um pai de família, ninguém se pronuncia’, revoltou-se a nora.
O genro do Escrivão, Fernando Mário, não acredita que o sogro tenha reagido na abordagem dos criminosos. ‘Ele sempre dizia à família dele que não era para reagir a assaltos, por isso não acredito que ele tenha reagido. Ele era uma pessoa tranquila’, finalizou o genro.
Fonte: Com informações do Diário do Pará

Nenhum comentário: