quarta-feira, 14 de julho de 2010

CONSUMIDORES DEVEM ESTAR ATENTOS AO RECEBER OFERTAS SUSPEITAS

"As pessoas devem desconfiar de objetos oferecidos por preços bem abaixo do mercado, pois, em caso de compra nessas circunstâncias, o comprador pode acabar incorrendo no crime de receptação, ou seja, aquisição de produtos roubados ou furtados". O alerta é da Delegada Beatriz Silveira (foto), titular da DRCT (Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos), uma das cinco Delegacias que integram a DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), da Polícia Civil do Pará.
A Delegada salienta que o fato de o vendedor apresentar nota fiscal não exime o comprador do crime, uma vez que a fraude ocorre no processamento da compra originária.
A dica ganhou mais importância depois das prisões de pessoas acusadas de envolvimento em um esquema criminoso de desvio de correspondências para furto de cartões de créditos que, depois, eram usados em fraudes. Um dos presos é o carteiro dos Correios, Luís Paulo Cardoso da Fonseca.
Ele foi preso após ter vendido um cartão de crédito a Jairo Rezende. Este também está preso.
Em depoimento, Jairo confirmou ter comprado diversos cartões de crédito do carteiro. O funcionamento da quadrilha começava na interceptação de correspondências com cartões de crédito, que eram vendidos a um intermediário. Este, por seu turno, revendia os cartões a outras pessoas que os utilizavam, mediante a apresentação de documentos falsos, para comprar objetos com finalidade de, depois, revendê-los. Em poder dos presos, três cartões de crédito novos, em nome de terceiros, foram apreendidos durante a operação policial coordenada pela DRCT. Em geral, as mercadorias são revendidas por um preço 60% abaixo do valor normal de mercado. Daí, a atenção que devem ter os consumidores ao se deparar com uma situação desse tipo.
Fonte: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário: