quarta-feira, 25 de agosto de 2010

POLÍCIA CIVIL DESLANCHA OPERAÇÃO ‘SUL-SUDESTE’ PARA COIBIR ROUBOS À BANCOS

A Polícia Civil do Pará enviou na última terça-feira, 24, às regiões sul e sudeste do Pará, policiais civis que atuarão na operação ‘Sul-Sudeste’ com objetivo de prevenir e combater roubos à bancos naquelas regiões.
Ao todo, 40 policiais civis estarão presentes nos próximos 20 dias nas áreas bancárias e comerciais para coibir assaltos e as chamadas ‘saidinhas de banco’, além de roubos contra estabelecimentos. Do total de policiais civis, 20 foram enviados de Belém, outros 10 são de Marabá e mais 10 são de Redenção.
Durante a operação, os policiais civis irão utilizar os novos fuzis FAL 762 e Imbel 556 adquiridos recentemente pela Polícia Civil. As armas são do mesmo tipo das usadas por algumas quadrilhas de roubos à bancos e também pelas forças armadas.
Os policiais também contarão com motos usadas para fazer a ronda nas áreas comerciais.
Hoje, quarta-feira, equipes policiais saíram da sede da Delegacia-Geral em Belém, em comboio, para se encontrar com os outros policiais civis nas regiões. Ao todo, oito municípios serão alvos da operação.
Na ocasião, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, apresentou as novas armas usadas pelos agentes. Segundo Raimundo Benassuly, o calibre 556 é similar ao fuzil AR-15. “Nós adquirimos essas armas para combater o poder de fogo dos assaltantes. Eles (os bandidos) alugam as armas para poder agir no assalto, na modalidade conhecida por 'vapor', em que as quadrilhas invadem os municípios atirando e fazem reféns”, explicou o Delegado-Geral.
Benassuly salienta que as movimentações das quadrilhas são acompanhadas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, mas, devido à extensão territorial do Pará e das fronteiras com outros Estados, a repressão e prevenção as ações dos bandos de roubos à bancos se torna mais difícil. Ele explica que a atenção às regiões sul e sudeste está no fato de serem áreas de fronteiras com os Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, que servem de base para as quadrilhas.
No decorrer das investigações dos recentes roubos à bancos registrados no Pará, a Polícia Civil constatou que a quadrilha responsável pelo assalto à banco em Redenção foi a mesma que agiu contra a agência do Banpará em Santarém, no início deste mês.
Outra constatação é de que o bando que atuou no assalto a banco ocorrido em Jacundá é a mesma do roubo em Eldorado dos Carajás ocorrido à poucos dias. O Delegado-Geral explica ainda que, em função do andamento das investigações, há necessidade de um apoio ostensivo nas ruas.
Por esse motivo, a Polícia Civil atuará em duas frentes. A primeira é a investigação preventiva, através do levantamento das áreas de possíveis ações dos bandos armados, e a outra é o policiamento ostensivo, com apoio da Polícia Militar dos municípios.
O Delegado Luiz Xavier, da Delegacia de Repressão a Roubos à Bancos, informou que um dos integrantes do bando que assaltou a agência do Banpará em Santarém, Luiz Ferreira Lima Júnior, o ‘Roberto’, está preso e outros dois estão identificados.
Já dos assaltos ocorridos em Eldorado dos Carajás, dois estão presos e os demais são investigados. Segundo Xavier, os demais membros do bando são dos Estados do Maranhão e Tocantins.
Em Santarém, as investigações contam com apoio do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), da Polícia Federal, do Ministério Pública e Poder Judiciário.
Dados mostram que, em 2010, 13 roubos à bancos foram registrados no Pará. Ano passado, a DRRB registrou 30 ocorrências. Em três anos e meio, a Polícia Civil já prendeu mais de mil integrantes de quadrilhas de roubos a bancos no Estado.
Delegado-Geral apresenta as novas armas da Polícia Civil
Policiais Civis portando a nova arma para combater roubo à banco
Motocicletas que serão usadas no combate a criminalidade
Viaturas em comboio saindo da Delegacia-Geral para as regiões sul e sudeste do Pará
Fonte: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário: