segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SEPAQ ENTREGA CERTIFICADOS DO CURSO DE PISCICULTURA PARA EX-PRESIDIÁRIOS

Foi realizada na manhã de hoje, 20, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Justiça da Comarca de Santarém/PA, a entrega de certificados para 15 pessoas que participaram do 1º Curso de Piscicultura realizado pela SEPAQ - Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, em convênio com outros órgãos e com o Judiciário. O curso aconteceu no último mês de agosto.
Entre os diplomados estão apenados do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Penitenciária de Cucurunã) que se encontram cumprindo pena em regime semiaberto, além de familiares e vizinhos. Os diplomados foram morar em comunidades rurais, onde vão aplicar os conhecimentos das técnicas aprendidas. O evento foi coordenado pelo Setor Psicossocial da 9ª Vara de Execuções Penais.
O Juiz substituto Rômulo Nogueira de Brito, que acumula a Vara de Violência Doméstica, o Juizado de Relação do Consumo e a Vara de Execuções Penais, e que atualmente coordena o 2º Mutirão Carcerário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) do Pólo Santarém, presidiu a solenidade de entrega de certificados que teve a participação, também, da Juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan (foto), do Rio Grande do Sul, que se encontra em Santarém por todo este mês, a serviço do Mutirão, fazendo análise dos processos regidos pela Lei de Execuções Penais, do oeste do Pará.
O coordenador do SEPAQ em Santarém, Rivelino Mota, aproveitou para falar de outras atividades que estão sendo realizadas nesta área. Além dele, participaram do evento todos os órgãos parceiros da iniciativa, que visa dar novas oportunidades a presos que saem do presídio, para que tenham uma atividade que gere rendas, como SAGRI (Antonio José Bentes), Pastoral Carcerária (Eunice Corrêa), CONCEP - Conselho da Comunidade na Execução Penal (Raimundo Pacheco), Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Nilton Canto), EMBRAPA (Edilvar Pimentel), Cooperativas Rurais e lideranças de comunidades.
Na oportunidade foi informado que a comitiva de órgãos fará uma visita ao Presídio, juntamente coma Juíza do CNJ, para conhecer outros projetos de aproveitamento de espaço no Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, onde se pretende fazer plantação de mandioca para presos em regime semiaberto.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos 

Nenhum comentário: