quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEGA TRIBUNAL DO JÚRI QUE SERIA REALIZADO ONTEM, FOI ADIADO PARA O PRÓXIMO ANO

A sessão do Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA que deveria começar ontem, 13, e se estender até amanhã, sexta-feira, 15, para o julgamento de seis Réus, foi transferido para os dias 03, 04 e 05 de março de 2011.
O Ministério Público, através dos Promotores Rodrigo Aquino e Adleer Calderaro, solicitou o adiamento da sessão em virtude da principal testemunha, ocular do crime, não ter sido encontrada.
Estavam presentes os seis acusados de matar há 10 anos (17.09.2000) à estacadas, pedradas e facadas, a vítima Janderley dos Santos Silva (à época com 24 anos), crime ocorrido na vila de Alter do Chão, durante os festejos do Sairé daquele ano.
Os acusados do crime e que sentarão no banco dos Réus, são:
Jarlisson Pimentel dos Reis, vulgoTonte’, com 32 anos;
Francisco Edcarlos dos Santos Tavares, vulgoCacau’, com 35 anos;
José Luis Félix de Sousa, vulgoZé’, com 37 anos;
Gleidson Campos Miranda, vulgoMudinha’, com 30 anos;
Francisco Lucivaldo Batista Carvalho, vulgoHelp’, com 30 anos; e
Wilson Nunes Santos, vulgoPararama’, com 31 anos.
Um sétimo acusado, Edinaldo Pantoja de Oliveira, vulgo Rato’, com 33 anos, teve seu nome desmembrado do processo e aguarda novos exames psiquiátricos para comprovar se sofria de doença mental à época dos fatos, o que pode lhe render a inimputabilidade, ou seja, não poderá ser julgado pelo crime. Além destes, teria participado, também, do massacre de Janderley, um oitavo integrante que à época era menor de idade e não foi incluído no mesmo processo.

Entenda o crime, conforme consta nos autos do processo 2001.2.000063-8.
Os acusados integravam a ‘Gang do Rotary’ e teriam cercado Janderley quando este caminhava com seu irmão Rui e uma amiga, próximo à praça do Sairé, em Alter do Chão.
O grupo passou a espancá-lo com socos, pontapés, pauladas, pedradas e facadas, enquanto seus dois acompanhantes conseguiram escapar da chacina, correndo do local e empreenderam fuga no mato.
A morte de Janderley teria sido uma vingança do grupo por este tê-los denunciado à polícia em outra ocasião, já que os mesmos teriam causado desordem generalizada durante uma quermesse que era realizada na rua onde a vítima morava.
Os acusados foram presos à época dos fatos por seis meses, mas conseguiram Alvará de Soltura para responder o restante do processo em liberdade.
Alguns dos acusados se envolveram em outros crimes e já foram presos, sendo que apenas um continua preso na Penitenciária de Cucurunã por envolvimento em tráfico de entorpecentes.

Durante o julgamento, estão previstos os depoimentos de pelo menos 25 testemunhas, além dos 06 Réus, que serão defendidos por cinco defensores diferentes: Os advogados Celso Luiz Furtado, que substituiu Wilton Walter Moraes Dolzanes, Luis Alberto Pixica, Cláudio Araújo Furtado e Eduardo Fonseca, além dos Defensores Públicos Elton Ribeiro Silva e Sarah Larissa Cruz Leão.
O Ministério Público deverá ser representado pelos promotores Rodrigo Aquino e Paulo Roberto Monteiro.
Os Réus respondem aos crimes de Homicídio Qualificado (art. 121, § 2º, IV, do CPB – por utilização de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido) e Formação de Quadrilha ou Bando (art. 288 do CPB), podendo receber penas entre 12 e 30 anos.
Os advogados, além dos Defensores Públicos, concordaram com o adiamento do julgamento.
O Juiz de Direito Gérson Marra Gomes, encerrou a audiência e convocou os jurados para a próxima sessão do mês, que ocorrerá na próxima terça-feira, 19, quando será julgado o Réu foragido Nivaldo Nascimento Castro, acusado de matar Sidnei Miguel Pereira de Matos, crime ocorrido em 1989.
Fonte Com informações do Analista Judiciário e Jornalista J. Ninos

Um comentário:

Anônimo disse...

publica as fotos dos caras