quarta-feira, 3 de novembro de 2010

POLICIAIS CIVIS FLAGRAM TRÁFICO DE COCAÍNA PURA EM ESTADO LÍQUIDO

Uma apreensão de cocaína pura em formato líquido, considerada inédita no Pará, foi realizada no último dia 31/10, por Policiais Civis do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Castanhal.
A ação policial foi comandada pelos Delegados Alberto Teixeira e Samuelson Igaki, e contou com apoio do NIP (Núcleo de Inteligência Policial), cujos policiais estavam investigando Edivaldo Souza dos Santos, o ‘Bigode’, um dos presos. Ele é apontado como responsável pelo transporte de entorpecente para o traficante Benedito Joub Rabelo Costa, o ‘Gordo’, residente em Bragança/PA.
Bigode’ também estaria praticando a venda de drogas em Bragança, na companhia de Adonildo Paulo de Souza, o ‘Dodó’ ou ‘Ceará’.
Durante as investigações, os investigadores apuraram que ‘Bigode’ e sua comparsa Janete Melo Barros aguardavam a chegada de entorpecentes vindos do Estado do Amazonas e que a droga seria entregue para ‘Gordo’.
No dia da ação policial, por volta de 06:00 horas, a equipe do GCCO foi informada de que ‘Bigode’ e Janete estariam no Terminal Hidroviário da Companhia Docas do Pará, na Rua Marechal Hermes, bairro da campina, em Belém/PA, quando os policiais passaram a acompanhar ‘os passos do casal’ até a chegada da droga no local.
Já por volta das 12:30 horas, o barco catamarã Rondônia, com procedência de Manaus/AM, atracou no porto da capital paraense, quando, naquele local, Janete encontrou-se com Alessandro Corrêa da Silva, Josmary de Souza Ferreira e o colombiano Rodrigo Medina Alegria, que eram tripulantes da embarcação.
Conforme narraram os investigadores, Rodrigo e Josmary seguiram em direção em um carro Fiat Pálio, de Bragança/PA, que era dirigido por ‘Bigode’, que os aguardava na saída do porto. Ele ajudou ainda a acomodar os pertences de Rodrigo e Josmary no veículo. Depois Janete retornou ao porto, onde, junto com Alessandro, retornaram ao catamarã Rodônia. Eles trouxeram de dentro da embarcação um pacote de refrigerante, da marca Bizz Cola, com nove garrafas plásticas, tipo ‘pet’, cada uma de dois litros. Os dois seguiram em direção do carro, e no momento em que estavam reunidos, acomodando os objetos no interior do veículo, os acusados foram abordados pelos policiais civis.
A equipe passou a revistar o carro, porém, não encontrou drogas. Desconfiados, os investigadores conduziram os acusados para a Delegacia-Geral da Polícia Civil, onde após revista detalhada, constataram que as garrafas plásticas, na verdade, acomodavam cocaína pura em estado líquido, ao invés de refrigerante.
A droga seria comercializada na região metropolitana de Belém e nos municípios do nordeste paraense, principalmente, em Bragança, Capanema e Castanhal, área de atuação de ‘Gordo’. Ele é a pessoa responsável em encomendar parte da substância.
Naquele momento, os investigadores do GCCO de Castanhal, juntamente com investigadores do GPE (Grupo de Pronto-Emprego), foram até Bragança, onde realizaram a prisão de Benedito Joub Rabelo Costa, o ‘Gordo’. Com ele, foram apreendidos um veículo Honda/Civic; uma CPU de computador e quatro telefones celulares.
Todos foram presos e autuados em flagrante, e indiciados por tráfico e associação ao tráfico de droga.
Fonte: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário: