terça-feira, 24 de abril de 2012

ASSALTANTE DO BANPARÁ DE SANTARÉM FOGE EM MARABÁ

TTrês presos de justiça empreenderam fuga no início da noite do último dia 21, sábado, na cidade de Marabá/PA, dentre os presos está Luiz Ferreira Lima Júnior, o ‘Roberto’ (foto), um dos integrantes do bando que rendeu o gerente da agência do Banpará de Santarém e toda sua família, e roubou mais de um milhão de reais em dinheiro, crime ocorrido no dia 3 de agosto de 2010. Com ‘Roberto’ também fugiram Flávio França da Silva e Marcelo Maciel Gomes da Silva.
Segundo informações, a fuga dos presos teria contado com a negligência e facilitação de três agentes penitenciários e um policial militar que é vice-diretor da penitenciária.
Uma estória pra boi dormir’
Os três presos teriam adoecido e necessitariam de atendimento médico no Hospital Municipal de Marabá. Os agentes retiraram os presos de suas celas, teriam sido revistados, algemados e colocados no xadrez da viatura Ducato da penitenciária, por ordem do vice-diretor do CRAMA (Centro de Recuperação Regional Mariano Antunes), e seguiram pela Rodovia Transamazônica até o Hospital, onde foram atendidos por um enfermeiro. A escolta policial não teria acompanhado todo o percurso feito pela viatura penitenciária com os presos até o Hospital, não tendo sido esclarecido o motivo.
Chegando no Hospital, todos os presos foram retirados da viatura penitenciária e levados para atendimento médico, tendo a viatura ficado fechada.
O primeiro a ser atendido foi o preso ‘Roberto’, que retornou para a viatura escoltado pelo Sargento PM Barbosa, que é vice-diretor da penitenciária, mas não foi colocado no xadrez da viatura, mas sim na parte da frente, onde teria ficado deitado no banco por apresentar debilidade em seu estado de saúde. Quando os dois outros presos saíram do Hospital, foram levados pelos agentes e colocados no xadrez da viatura, diferente do preso ‘Roberto’ que ficou no banco da frente, algemado.
A viatura penitenciária saiu do Hospital e seguiu de retorno para a Penitenciária sem a escolta policial, e no Km 14 da Rodovia Transamazônica, o preso ‘Roberto’ teria sacado e engatilhado uma pistola, apontado e rendido todos os agentes, ordenando que parasse a viatura no acostamento. Ele também estaria de posse de uma chave de algemas e teria se livrado sozinho.
Roberto’ teria ainda efetuado um disparo para intimidar os agentes e ordenado que os demais presos fossem liberados, inclusive um deles teria fugido com as algemas nos pés e levado todos os celulares dos agentes.
Depois da fuga dos presos, os agentes retornaram para a penitenciária com a viatura vazia, onde narraram o ocorrido na maior ‘cara de pau’.
Os três agentes penitenciários Cleilton Nunes do Nascimento (motorista), Jocimar Pereira da Silva e Roberto Claudio Leão Caldas, e o vice-diretor da penitenciária José do Espírito Santo Barbosa (Sargento PM) foram presos em flagrante pelo diretor da penitenciária Emmett Alexandre da Silva Moulton e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Marabá, onde foram autuados em flagrante delito e indiciados por facilitação na fuga de presos e formação de quadrilha ou bando. Eles teriam pago cinco salários mínimos de fiança cada um e soltos para responderem o processo em liberdade.

Nenhum comentário: