sábado, 14 de abril de 2012

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ PRENDE 'DOTE', MEGATRAFICANTE DE DROGAS, NO CEARÁ

Uma equipe de Investigadores da Divisão de Repressão à Furtos e Roubos - DRFR da Polícia Civil do Pará, sob o comando do Delegado Éder Mauro, prendeu na manhã de ontem, 13, na cidade de Fortaleza-CE, o cidadão Jocicley Braga de Moura, vulgo ‘Dote’, 28 anos, um dos criminosos mais procurados das regiões norte e nordeste do Brasil. Ele estava condenado a 9 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, desde dezembro de 2010, por tráfico de drogas, pelo Juiz Paulo Jussara Júnior, titular da Vara de Entorpecentes e Combate às Organizações Criminosas do Pará.
Dote’ estava na condição de foragido e foi localizado no centro da capital cearense no momento em que foi preso pelos policiais. Sua localização e captura foi resultado de dois meses ininterruptos de investigações que mobilizaram o Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, por meio de policiais civis da DRFR e policiais militares da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), em quatro Estados Brasileiros.
As buscas por ‘Dote’, considerado o chefe do esquema de tráfico de drogas nas regiões Norte e Nordeste do País, levaram as equipes policiais a levantarem endereços do criminoso no Maranhão, na região dos Lençóis Maranhenses; em Teresina no Piauí; em Natal, no Rio Grande do Norte, e em Fortaleza no Ceará. Nessas regiões, havia informações, de acordo com os levantamentos feitos durante as investigações, da presença do megatraficante. 'Os policiais ficaram 60 dias viajando direto nessas regiões em busca do paradeiro dele', detalhou Éder Mauro. Até que, na manhã desta sexta-feira, no momento em que saía de um edifício de luxo, no centro de Fortaleza, Jocicley Braga de Moura acabou abordado pela equipe de policiais civis na rua. Segundo o Delegado, 'Dote' estava preparando, na capital cearense, a festa de aniversário de um familiar para os próximos dias. Após ser preso, o megatraficante foi conduzido para um local que ficou mantido em sigilo por medida de segurança.
O criminoso foi transferido do Ceará para o Pará no avião ‘Xingu II’, do governo estadual, que pousou no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém, por volta das 11:50 horas sob forte chuva.
Acompanhado do Delegado Éder Mauro, diretor da DRFR e de policiais militares da Rotam, ‘Dote’ foi colocado em uma viatura do GPR (Grupo de Pronto-Emprego), da Polícia Civil, onde foi conduzido até a sede da Delegacia-Geral, para ser apresentado oficialmente em entrevista coletiva a jornalistas presidida pelo Delegado-Geral Nilton Atayde.
O tempo todo de cabeça abaixada, Jocicley Moura ainda ficou de ser ouvido em depoimento em Belém após passar por exames de corpo de delito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o que foi realizado durante a tarde, e depois foi encaminhado à uma unidade da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, onde ficaá recolhido à disposição da Justiça.
Além da condenação no Pará, ‘Dote’ era procurado pela Polícia Federal no Estado do Amazonas, por tráfico internacional de drogas, e pela Polícia Civil do Estado do Ceará, onde tem prisão preventiva decretada pela Justiça acusado do homicídio da modelo Vanielle Albuquerque, em 2007, que na época era sua namorada. Ele responde a processos por tráfico de drogas também nos Estados do Paraná e São Paulo.
Quem é ele?...
Paraense de Belém, ‘Dote’ (foto ao lado) cresceu no bairro da cabanagem, onde passou a comandar o tráfico de drogas aos 12 anos de idade. Ele mantinha bases em Manaus, de onde exercia influências em Belém. Em Fortaleza, ele é responsável por inúmeros negócios, inclusive, de uma concessionária de veículos. Jocicley Moura foi preso em duas ocasiões pela Polícia Civil do Pará, uma delas em Belém e outra em Manaus. A primeira vez que foi preso foi em 11 de fevereiro de 2009, durante uma festa de aniversário, em um bar no bairro de São Braz, em Belém. Ele foi colocado em liberdade pela Justiça em março. A Justiça decretou novamente a prisão preventiva do criminoso em abril. ‘Dote’ foi preso em 27 de julho desse ano em Manaus.
Em função das inúmeras operações que resultaram no fechamento de laboratórios de refino de drogas de traficantes ligados ao criminoso, em Belém, o Delegado Eder Mauro foi ameaçado de morte pelo megatraficante, que ofereceu R$ 300 mil a dois pistoleiros, em 2008, para matar o policial.
Em outubro de 2009, ‘Dote’ foi novamente posto em liberdade condicional pela Justiça com base em habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde então, respondia aos processos no Pará em liberdade. Em dezembro de 2010, ‘Dote’ foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por tráfico de drogas no Pará. Em sessão realizada em abril de 2011, as Câmaras Criminais Reunidas negaram liberdade provisória para Jocicley Braga de Moura. A defesa do réu sustentou que Jocicley estava sofrendo constrangimento ilegal, ao lhe ser negado o direito de apelar da sentença em liberdade. Para fundamentar tal argumento, a defesa lembrou que o réu estava em liberdade provisória por uma decisão do STJ. Mas a Desembargadora relatora do processo, Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, lembrou que, na mesma liminar, o ministro afirmou que a decisão poderia ser revertida caso surgissem fatos novos, o que no entendimento da relatora ocorreu, pois o réu estava foragido e forneceu endereço residencial falso. O voto da Desembargadora foi acompanhado à unanimidade.
Para a polícia paraense, a prisão do megatraficante Jocicley Braga de Moura, o ‘Dote’, foi uma grande conquista não só para o Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará, mas para toda a sociedade paraense.
Em entrevista à imprensa, o Delegado Eder Mauro ressaltou que a captura de ‘Dote’ não foi resultado apenas do trabalho da equipe da DRFR, mas do apoio dado pelo Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes; pelo Delegado-Geral Nilton Atayde, de toda diretoria operacional da Polícia Civil e da parceria com a Polícia Militar, em especial com a Rotam. ‘Foi uma somatória de esforços de muita gente’, enfatizou o Delegado. ‘Digo mais, essa prisão se deve à insistência e ao gostar do que faz, porque se não gostássemos do trabalho que fazemos, com certeza, o êxito não teria sido alcançado como foi. Isso tudo se somou às próprias reuniões que o governador do Estado tem feito com os policiais que dirigem a Polícia e com a gente do policiamento na rua para que ele insistia sempre em nos pedir para analisar os números da estatística de criminalidade e que nos dedicássemos principalmente em combater o tráfico de drogas que é responsável por todos os outros crimes’, frisou. O Delegado ressaltou ainda que as investigações sobre o paradeiro de ‘Dote’ foram intensificadas nos últimos doze meses. ‘De um ano para cá vínhamos investigando. Nesse tempo, mandávamos policiais para outros Estados para levantar os passos dele. Nos últimos dois meses, passamos a intensificar as investigações após conseguirmos contato com pessoas ligadas a ele na região dos Lençóis Maranhenses’, explicou.
As investigações prosseguiram até que, no dia de ontem, logo após ‘Dote’ chegar de viagem ao Ceará, vindo de Recife, acabou preso. ‘Ele veio a Fortaleza participar do aniversário do filho dele, foi quando os policiais localizaram seu endereço e conseguiram prendê-lo no final da manhã’, finalizou. 
Fonte e fotos: Polícia Civil do Pará, Diário do Pará e ORM

Nenhum comentário: