sexta-feira, 19 de abril de 2013

TRÊS POLICIAIS SANTARENOS RECEBEM HOMENAGEM DA POLÍCIA CIVIL DO PARÁ

Três policiais civis santarenos foram homenageados durante a comemoração do dia da Polícia Civil do Pará.
Ao todo, 37 personalidades, entre policiais civis e militares, representantes dos poderes Executivo e Judiciário Estadual, Professores, Médicos, Advogados, Promotores de Justiça e Militares das Forças Armadas, foram homenageados.
A solenidade de entrega das medalhas Evanovich de Investigação Policial, do Mérito Policial Civil, e do Diploma de Amigo da Polícia, em alusão ao Dia da Polícia Civil celebrado no próximo domingo, 21, Dia de Tiradentes, patrono das Polícias brasileiras, aconteceu no final da tarde de ontem, 18, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. O evento foi presidido pelo Governador do Pará, Simão Jatene; pelo Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; e pelo Delegado-Geral, Rilmar Firmino de Sousa.
Um dos momentos mais marcantes do evento, foi a salva de palmas demorada depois do anúncio da entrega da Medalha do Mérito Policial Civil ao Investigador Lúcio Barros, morto após confronto com assaltantes, em março deste ano. A comenda foi recebida por familiares do policial.
Outro momento marcante foi a realização de um minuto de silêncio em memória do Delegado Antonio Carlos Corrêa da Silva, que morreu na última terça-feira, em decorrência de um acidente de trânsito, quando retornava da cidade de Jacareacanga para Itaituba, em missão, na rodovia Transamazônica.
Durante parabenizar os homenageados, o Delegado-Geral Rilmar Firmino ressaltou o nome do Delegado Antônio Carlos Corrêa, lembrando que o Delegado, com mais de 30 anos de serviços prestados à sociedade, foi seu chefe na região oeste do Pará, quando Antônio Carlos estava à frente da Superintendência Regional do Baixo Amazonas e ele era Delegado da cidade de Alenquer, e depois também o chefiou na qualidade de Superintendente Regional do Baixo Amazonas.
Ao ressaltar os 137 anos da Polícia Civil no Brasil, o Delegado-Geral enfatizou as conquistas que elevaram a Polícia Civil paraense ao patamar de uma das mais eficientes do Brasil. Entre elas, estão a aquisição de armamentos, coletes e viaturas novos, e as promoções funcionais de 527 policiais civis em dois anos de Governo, perfazendo 20% do total do efetivo policial. Citou ainda a autonomia da instituição policial em sua principal atividade, que é a investigação criminal.
Já o Secretário Luiz Fernandes Rocha, ressaltou a qualidade das investigações policiais realizadas no Pará, onde a Polícia Civil não deve para Polícia alguma no país, citando a resolução de crimes complexos de casos de repercussão internacional, como a morte da irmã Dorothy, em Anapu, em 2005; as mortes do casal de extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, em 2011; do advogado Fábio Teles, em Cametá, em 2011; e o mais recente caso das mortes do advogado Jorge Pimentel e do empresário Luciano Capácio, em Tomé-Açu, também já desvendado com executores presos e mandantes devidamente identificados e com ordens de prisão decretadas pela Justiça paraense.
Por último a discursar, o Governador Simão Jatene ressaltou que a Polícia não pode ser desse ou daquele Governo. “A Polícia tem que ser do Estado e da sociedade”, afirmou ao pregar a união de todos para o combate à violência, que começa com as desigualdades sociais. “Conclamo à todos a um pacto por uma sociedade menos violenta”, salientou.
A primeira comenda entregue foi a Evanovich de Investigação Policial. Uma equipe formada por oito policiais civis recebeu a Medalha pelo destaque no trabalho de investigação criminal denominado de "Operação Uliana" que, em setembro de 2012, desvendou o sequestro do filho de um empresário em Belém.
A vítima foi mantida em cativeiro, localizado em Santa Izabel do Pará, por quase 10 dias, em poder de uma quadrilha comandada por membros do PCC - Primeiro Comando da Capital, organização criminosa de São Paulo. Dois criminosos morreram ao reagir à prisão. Mais de 20 quilos de cocaína foram apreendidos no local. “Para nós é muito importante essa comanda, pois mostra aos colegas de profissão que a instituição reconhece o trabalho dos policiais civis”, enfatizou o Delegado Carlos André Costa, um dos agraciados. Para ele, responsável pelas investigações do sequestro, o prêmio foi resultado da dedicação, da presteza e da integração da equipe de policiais civis. Participaram das investigações, policiais civis da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), do NIP (Núcleo de Investigação Policial) e do GPE (Grupo de Pronto-Emprego), da Polícia Civil.
Os três policiais santarenos agraciados foram:
MEDALHA EVANOVICH DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL
Hélio Rego Pereira (foto) - Investigador Chefe de Operações da 16ª Seccional Urbana de Santarém; e Marcos Magalhães Rebouças - Investigador do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) do Baixo Amazonas.
A Medalha Evanovich de Investigação Policial é entregue a policiais civis que desvendaram crimes, por meio de investigações de alta complexidade e de ampla repercussão, trazendo uma resposta que destacou positivamente a Polícia Civil.
DIPLOMA DE AMIGO DA POLÍCIA CIVIL
Raimundo Nonato Pereira da Silva (foto), Auxiliar Técnico da Polícia Civil do Pará.
O Diploma de Amigo da Polícia é destinado aos cidadãos que prestaram contribuições relevantes à Polícia Civil, por meio de atos ou de deferências.
Fonte e fotos: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário: